quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Um projeto de conhecimento, um lugar privilegiado

Coletivo significa junto, conjunto, união, cooperação. A partir do momento que iniciei meu projeto de aprendizagem através de um weblog essas expressões começaram a fazer parte de meu cotidiano. Interação, responsabilidade, comprometimento, autonomia e criatividade são requisitos básicos e competências que os sujeitos vão construindo ao longo dessa caminhada com os weblogs.
Os weblogs não são apenas espaços onde apresentamos/mostramos os resultados de todo um projeto, mas são lugares privilegiados onde toda a construção de conhecimentos, partindo de projetos de aprendizagens, é realizada. Um projeto de aprendizagem como esse desenvolvido neste blog surge, impreterivelmente, de questionamentos nossos (dos alunos, de nosso grupo). São dúvidas que temos em torno de algum assunto (nesse caso, a educação digital na educação infantil) e que tornam nossa missão de pesquisadores-alunos mais desafiadora.
Além disso, esse projeto de aprendizagem “rompe paradigmas construídos através de séculos. O processo não é mais definido somente pelo professor, as decisões são tomadas coletivamente e construídas ao longo do processo de ensino e aprendizagem.” (SCHLEMMER;TREIN, 2008, p.6).
Se, através desta experiência fantástica com o weblog, estamos percebendo as grandes aprendizagens construídas partindo deste projeto de aprendizagem, porque ainda nos deparamos com um currículo escolar tão fechado baseado apenas em projetos de ensino e livros didáticos? Um espaço ta rico como o mundo digital virtual e, em especial, os weblogs (ou edublogs) não pode ser silenciado pelo currículo escolar. Precisamos, urgentemente, nos apropriar desses projetos de aprendizagens e fazer desse lugar chamado weblog um recurso diário de nossa prática educativa!

Para saber mais sobre weblogs e projetos de aprendizagens, acesse:

http://www.ava.unisinos.br/arquivos/projeto/2795/695/4/WEB2WEBCURRICULO2008.pdf

2 comentários:

Josiane disse...

Concordo completamente! Os weblogs são espaços tão ricos de aprendizagem e de construção de conhecimento que deveriam ser parte intergrante do currículo escolar. Currículo esse que, ao meu ver, deve e precisa mudar! Afinal, está sendo utilizado há séculos sendo que, a forma como se dava o conhecimento antes e os avanços da informação e da tecnologia hoje são completamente diferentes; então, porque o currículo ainda é o mesmo???

Julia disse...

Não é apenas o currículo colega!
São todos os espaços escolares que precisam ser urgentemente repensados...não é mesmo?