terça-feira, 21 de outubro de 2008

Entrevistas

Perguntas realizadas às professoras e alunos de um colégio particular do município de Bento Gonçalves.
As aulas de informática nesse colégio acontecem semanalmente: 1 vez por semana para cada turma em um período de 40 minutos. Existe uma professora específica no laboratório de informática que “prepara” o local para as crianças utilizarem os jogos e que “controla” o planejamento mensal das professoras, verificando se os jogos e/ou atividades pedidas por elas estão disponíveis. Entretanto, quem planeja as aulas de educação infantil são as professoras titulares.

Professora A – infantil 4 (crianças de 4-5 anos)

1)A escola possui um projeto específico para as aulas de informática?
Não, as aulas de informática são “aliadas”, conjuntas com o trabalho em sala de aula, com os projetos.

2)Planeja as aulas de informática?
Sim.

3)Se planeja, que critérios utiliza para escolher os jogos e atividades trabalhadas nas aulas de informática?
Observo se os jogos são coerentes para a idade deles, se são atrativos e se estão de acordo com os conteúdos trabalhados na sala de aula.

4)Existe algum momento de planejamento coletivo, ou seja, de troca com os demais professores sobre essas aulas de informática?
Não.

5)Para quê utiliza as aulas de informática em sua prática educativa?
Para desenvolver a coordenação motora fina, raciocínio lógico, entre outras habilidades fundamentais para esta faixa etária. Também a questão do respeito e solidariedade com quem utiliza o mesmo computador.

Aluno X ( aluno da professora A) – 4 anos de idade

1)
O que você faz nas aulas de informática?
Brinco com tudo lá na informática, mexo no computador e brinco com os joguinhos.

2)Você gosta dessas aulas?
Sim! Eu adoro mexer no computador e nos jogos.

3)Quais são os jogos e atividades preferidos?
Os de pintar,da memória e dos 7 erros.

4)Você gosta de jogar joguinhos ou prefere fazer outras coisas no computador (ex: internet, etc.)?
Eu só uso os jogos lá na informática..mas meu irmão tem um computador e ele vai na internet...quando eu crescer como ele vou poder ir na internet também!

Professora B – infantil 5 (crianças de 5-6 anos)

1)A escola possui um projeto específico para as aulas de informática?
Não, todo o trabalho é conjunto = projeto+aulas de informática+laboratório de ciências.

2)Planeja as aulas de informática?
Sim.

3)Se planeja, que critérios utiliza para escolher os jogos e atividades trabalhadas nas aulas de informática?
As aulas de informática são planejadas e contextualizadas igualmente às outras situações de aprendizagem proporcionadas em sala de aula. Ou seja, considerando os objetivos almejados pelas propostas, conforme a demanda das crianças e os conteúdos escolares trabalhados em sala, visando o crescimento intelectual dos alunos e o aperfeiçoamento dos conhecimentos prévios.


4)Existe algum momento de planejamento coletivo, ou seja, de troca com os demais professores sobre essas aulas de informática?
Costumamos conversar sobre os jogos ou atividades a serem trabalhadas com as crianças no momento de planejamento.

5)Para quê utiliza as aulas de informática em sua prática educativa?
Vejo a informática como mais um recurso que fornece a aprendizagem significativa, desde que promova a aprendizagem contextualizada e o aprimoramento dos conhecimentos/conteúdos trabalhados em sala de aula de forma lúdica e prazerosa.

6)Cite alguns jogos educativos, sites e outros recursos que utiliza com os alunos nas aulas de informática.
Para a Educação Infantil considero essencial utilizar jogos que estimulem o raciocínio prático e lógico, formulação de hipóteses e resolução de “problemas” como, por exemplo, formação de palavras, reconhecimento de sons (fonemas/letras), quebra-cabeça, agrupamentos, quantificações, conceito de numeral e, conforme a proposta do professor e o conhecimento na área pelas crianças, penso que pesquisas on-line e digitações de palavras, frases e pequenos textos também possam fazer parte destas propostas.
Exemplos de materiais que utilizo: “No fundo do mar” (cd), “O pequeno pensador” (cd), “Vida na Fazenda” (cd), “Meus primeiros passos” (cd), Coleção “Coelho Sabido” (cd).

Aluna Y (aluna da professora B) – 5 anos de idade

1)O que você faz nas aulas de informática?
Jogo muitos jogos e escuto as músicas.

2)Você gosta dessas aulas?
Sim, é muito legal a informática.

3)
Quais são os jogos e atividades preferidos?
Quebra-cabeça, 7 erros, o jogo de jogar o lixo no lixo e um outro jogo que é de contar números e letras.

4)Você gosta de jogar joguinhos ou prefere fazer outras coisas no computador (ex: internet, etc.)?
Em casa minha mãe me ensina a entrar na internet e eu entro no site da Barbie. Aqui na escola a gente joga os jogos que a profe coloca.

Um comentário:

Paula disse...

AVALIAÇÃO DO GRUPO: PLANEJAMENTO DAS AULAS DE INFORMÁTICA NA E.I.

PARTICIPANTES: Felician, Gisele e Júlia

Sobre a apresentação:

1. Dos usos das tecnologias?

O grupo possui domínio das tecnologias, pois eles postaram além do trabalho, imagens, vídeos e sugestões com links e textos.

2. Da estrutura do blog: é reconhecível como um trabalho?

Sim, o blog estrutura um trabalho, pois apresentam o projeto logo que se abre o blog e apresenta suas dúvidas, certeza e objetivo.

3. Da coesão do grupo: todos trabalharam e falaram.

JÚLIA: ela falou e apresentou com autonomia em relação ao projeto que estão fazendo: Planejamento das aulas de informática na EI.
GISELE: também apresentou o trabalho do grupo com autonomia e participou ativamente da apresentação do trabalho.
FELICIAN: Não participou tão ativamente do grupo, mas justificou que sua entrevista ainda não está pronta, mas que contribuiu para a construção do projeto junto com suas colegas.

Há postagens de todos os participantes, inclusive postagens bem interessantes de âmbito mundial feito pelo Felician. Isso, então demonstra, a sua participação ativa junto ao grupo.

GRUPO AVALIADOR: Paula, Josiane, Joana e Ângela.