quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Primeiros passos...

Não poderíamos iniciar um projeto sem ao menos entendermos brevemente essa educação atual, do Terceiro Milênio, desta era das tecnologias e da informação. Compreender o uso das tecnologias digitais virtuais dentro das escolas e, em especial, na educação infantil pressupõe um estudo, um olhar e alguns entendimentos a respeito da “caminhada educacional”, enfatizando aqui o ciberespaço como lugar privilegiado de construção de conhecimento e formação dos sujeitos.
Entender a trajetória da educação digital é reconhecer a relevância do uso dessas tecnologias em nossa prática educativa, em nosso dia-a-dia da sala de aula.

A tecnologia não basta. É preciso a participação mais intensa e organizada da sociedade. O acesso à informação não é apenas um direito. É um direito fundamental, um direito primário, o primeiro de todos os direitos, pois sem ele não se tem acesso aos outros direitos. (GADOTTI, 2000, p.8).

Para tanto, o artigo “Perspectivas atuais da Educação” de Moacir Gadotti vem auxiliar nossa compreensão em torno dessa nova e virtual educação. Uma educação já “conhecida” pelos nossos educandos, nativos digitais, e, ainda, muito superficial dentro das instituições escolares. O objetivo fundamental desse artigo é apresentar as perspectivas atuais da educação, levando em conta as marcas que serão deixadas pela “velha” educação e ressaltando a relevância das tecnologias virtuais no ambiente escolar. Esse olhar “geral” pela educação e essa busca por uma compreensão mais concreta das tecnologias virtuais no meio escolar foram nossos primeiros passos para a iniciarmos nosso projeto e mantermos um olhar crítico-reflexivo às nossas inquietações e constatações. A Educação Infantil é um espaço desafiador para nós e esses recursos digitais virtuais tornam esse lugar primordial da criança instigador e desestabilizador.
Reconhecer essas tecnologias no desenvolvimento da criança, considerá-las como fundamentais no processo de ensino e aprendizagem e almejar um trabalho conjunto e qualificado são nossos anseios enquanto pesquisadores e educadores. Agora, mãos à obra!

Para saber mais sobre esse interessante artigo de Moacir Gadotti basta acessar:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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